Opacidade e Ruído


TESTE DE OPACIDADE (EMISSÃO DE GASES) E EMISSÃO DE RUÍDOS:

OPACIDADE: A inspeção consiste em aferir a quantidade de poluentes que seu veículo emite. Para melhorar a qualidade do ar de nossa cidade, se faz necessário controlar e monitorar cada veículo. Uma grande parcela da frota de veículos automotores do ciclo diesel emite poluentes acima dos níveis aceitáveis.

O que faz o motor de seu veículo funcionar é a combustão da mistura ar/combustível. Esta queima produz gases que sao expelidos pelo tubo do escapamento. Alguns destes gases nao são nocivos, como o O2 (oxigênio) e o CO2 (dióxido de carbono), entretanto a presença de CO (monóxido de carbono) e HC (Hidrocarbonetos) é extremamente prejudicial a saúde.

A inspeção é feita com o auxílio de um equipamento chamado "Opacímetro" que deve seguir rigorosamente os padrões do Inmetro e Resolução do Conama.

EMISSÃO DE RUÍDOS: A inspeção é feita com o auxílio de um equipamento chamado "Decibelímetro", no qual segue rigorosamente os padrões do Inmetro e Resoluções do Conama. O ensaio é realizado de acordo com a NBR9714 com o veículo na condição "parado".

Os índices de ruídos devem estar de acordo com a Resolução 418 do Conama, Anexo I (Tabela 6).

Documentos necessário para inspeção:

• Documento do Veículo

• CNH do Condutor